Preço dos combustíveis sobe na próxima semana
O preço dos combustíveis vai sofrer uma nova e significativa subida a partir da próxima segunda-feira. Segundo fonte do setor, o gasóleo deverá aumentar 8 cêntimos por litro, enquanto o preço da gasolina subirá 3 cêntimos. Esta será a terceira semana consecutiva de aumentos, após um ciclo de várias semanas de descidas. A confirmar-se, este será um dos maiores aumentos no preço dos combustíveis dos últimos meses, com impacto direto nas despesas dos consumidores e nas operações de transporte e logística.
A principal razão para este aumento está na instabilidade geopolítica no Médio Oriente, em particular no conflito entre o Irão e Israel. O aumento da tensão tem provocado flutuações nos mercados internacionais e fez disparar o valor do petróleo Brent, que serve de referência para o mercado português. Atualmente, o barril ronda os 80 dólares, bem acima dos 60 dólares registados no início de maio. Especialistas alertam que, num cenário mais extremo, o barril pode atingir os 130 dólares, caso as exportações iranianas sejam severamente afetadas.
Apesar da valorização recente do euro em relação ao dólar — que poderia teoricamente amortecer parte do impacto — os mercados reagiram com grande sensibilidade aos desenvolvimentos mais recentes. O petróleo subiu até 14% numa semana, atingindo o valor mais alto desde maio de 2020. O gás natural europeu e o ouro também registaram aumentos, refletindo um ambiente global de incerteza. O presidente do Banco Central alemão já alertou para os riscos de um choque petrolífero, salientando a necessidade de manter a vigilância sobre a política monetária da zona euro.
Para quem está a pensar trocar de viatura, a CO2 Auto está a promover uma campanha especial válida até 24 de junho. No âmbito dos Santos Populares, oferecemos 250€ em combustível na compra de qualquer viatura com valor superior a 5.000€. Uma oportunidade para enfrentar a subida no preço dos combustíveis e arrancar com o novo carro com o depósito mais cheio.