O novo A290 é o primeiro 100% elétrico da Alpine e tem por base o Renault 5 que já conhecemos, mas apresenta-se como um Hot Hatch dos tempos modernos, com ambições desportivas e com vários elementos inspirados na competição. Promete ser um dos modelos mais divertidos de conduzir do segmento.

A Alpine revelou o tão aguardado A290, um modelo que representa um avanço significativo para a marca francesa. Este compacto elétrico, inspirado nos carros de corrida, foi apresentado num evento emocionante, destacando tanto o design inovador como as impressionantes especificações técnicas.

new-slpine-a290-front-blue-co2-auto-stand-carros

 

Design e Estética

O Alpine A290 exibe um design mais agressivo e moderno do que o modelo que lhe serve de base, o Renault 5, mantendo-se fiel à identidade visual da marca. Com linhas aerodinâmicas e detalhes sofisticados, o modelo é uma combinação perfeita de elegância e desportividade. Os dois projetores auxiliares em formato quadrado, com um X, representam uma clara referência às fitas que se colocavam nos faróis dos carros de rali do passado.

Interior e Tecnologia

O interior do Alpine A290 foi desenhado para proporcionar uma experiência de condução imersiva. Materiais de alta qualidade e um design ergonómico destacam-se no habitáculo. O modelo vem equipado com um ecrã multimédia com 10,1” e com grafismos específicos, apresenta botões físicos dedicados para a climatização e bancos desportivos com um bom suporte lateral.

Apresenta uma configuração bem mais convencional do que o seu protótipo antecipava: lugar para cinco ocupantes e uma bagageira com até 326 litros de capacidade, o suficiente para que o A290 seja capaz de cumprir com as obrigações naturais de um utilitário do segmento B.

alpine-a290-co2-auto-pataias-stand-carros

Performance e Especificações

Equipado com um motor elétrico, o A290 promete uma performance robusta e sustentável. A aceleração rápida e a dirigibilidade ágil fazem dele uma opção atraente para os entusiastas de carros desportivos. Estamos perante um pack com 52 kWh de capacidade que permite uma autonomia de até 380 quilómetros (número ainda não homologado) em ciclo combinado.

Preço

O Alpine A290 ainda não tem preços fechados para o mercado português, mas já sabemos que chega no final do ano ao mercado, com um preço indicativo a começar nos 38.000€.

Estando ainda por confirmar se a gama para o nosso país mantém as quatro versões distintas apresentadas: A290 GT, A290 GT Premium, A290 GT Performance e A290 GTS.

A estas ainda se vai juntar, durante o lançamento, a série limitada “Premiere Edition”, que será oferecida em três variantes exclusivas: Beta, inspirada no protótipo A290_β, La Grise e La Bleue.

O A290 GTS Premiere Edition estará limitado a apenas 1955 exemplares, numa referência ao ano em que a Alpine foi fundada por Jean Rédélé.