Velas de Ignição: O que são, e quando devem ser trocadas?

As velas de ignição são peças fundamentais para a performance do motor dos automóveis e também no consumo de combustível.

Estão ligadas à cabeça do cilindro do motor de combustão interna e permitem ignificar a gasolina e o ar (através de uma faísca que provoca uma pequena explosão), o que impulsiona o funcionamento do motor.

Por ser uma peça tão importante, o prazo de substituição deve ser cuidadosamente respeitado para não pôr em risco o motor e outros componentes.

Mas como saber se está na altura de mudar as velas da ignição? De uma forma geral, as velas poderão ter de ser trocadas por dois motivos: número de quilómetros ou desgaste.

Em primeiro lugar, deve prestar atenção ao manual do proprietário. Este documento apresenta um conjunto de regras e especificidades relativas ao automóvel. Assim, é possível consultar o prazo de manutenção das velas do motor, que depende geralmente da quilometragem, bem como o tipo de velas de ignição mais adequado. Naturalmente, este valor está também relacionado com o modelo de automóvel em causa.

Regra geral, as velas devem ser mudadas a cada 30.000 ou 60.000 quilómetros, mas este número não é certo, uma vez que deve ainda ter em conta o desgaste e uso mais intenso do automóvel, que irão reduzir o tempo útil destas peças, fazendo com que devam ser trocadas mais cedo.

Categoria: